Segurança do trabalho e a prevenção de acidentes

Segurança do Trabalho é um assunto muito importante para as organizações. Ela pode prevenir acidentes de trabalho, reduzir riscos, identificar e controlar todo tipo de ameaças à integridade física e mental do trabalhador.

O que é Segurança do Trabalho e para que serve?

Podemos dizer que nos últimos anos, um tema que ganhou destaque e começou a ser tratado com mais seriedade é asegurança do trabalho tanto pelos avanços na regulamentação e fiscalização, quanto pelo aumento da industrialização e da quantidade de postos de trabalho.

Ela se refere a um conjunto de precauções e medidas que devem ser tomadas para evitar ou minimizar uma série de riscos ao trabalhador durante seu trabalho. Portanto, não se restringe apenas à parte física, mas também o fator psicológico, ou de qualquer outra ameaça à integridade, estando diretamente ligado à capacidade da pessoa continuar trabalhando.
Dentre as diversas práticas da segurança do trabalho, é muito comum hoje ver empresas constituindo a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com próprios funcionários atentos e treinados para promover ações que previnam acidentes e outros danos à saúde dos demais trabalhadores.

Qual é a importância da Segurança do Trabalho?

A importância da segurança do trabalho está muito relacionada com a saúde da própria empresa. Quando não é observada seriamente, o trabalhador fica exposto a determinados problemas que podem prejudicá-lo individualmente ou coletivamente. Isso faz a empresa diminuir sua produtividade e ainda abre sérias brechas para processos trabalhistas.

Em casos extremos, quando o serviço é altamente perigoso, como na construção de edifícios (risco de queda entre outros) ou transportar produtos inflamáveis, os acidentes podem ser fatais ou causar sequelas. Nesses casos, quando se constata a irregularidade com as normas de segurança do trabalho, a empresa está sujeita a arcar com altas indenizações, além de eventuais multas.

Por isso, sempre mantenha a atenção com as normas que contemplam seu negócio e mantenha os funcionários treinados para evitar acidentes de trabalho

A explosão que matou um trabalhador em posto de combustível no Recife

Um exemplo recente de acidente de trabalho aconteceu na região metropolitana do Recife. Um mecânico de manutenção foi contratado por um posto de combustíveis para realizar a limpeza de um tanque de combustível desativado.

Uma função que envolve alto grau de periculosidade e uma série de cuidados que constantemente são negligenciados. O risco em postos de abastecimento é grande, mas muitos ignoram os avisos de não usar o celular, ou mesmo fumar na área das bombas. No caso desse trabalhador, na tentativa de cortar o tanque, utilizou uma lixadeira.

O atrito entre os metais gerou faíscas que inflamaram o gás ainda contido dentro do tanque. Ele provavelmente sabia que é o gás que inflama, e não o combustível líquido, mas resolveu arriscar.

A explosão arremessou o mecânico 10 metros para o alto. Provavelmente na queda bateu a cabeça, pois os bombeiros relataram traumatismo craniano. Ele morreu no local e não estava usando nenhum equipamento de proteção.

Percebam, portanto, as diversas negligências cometidas com as normas de segurança do trabalho. Além de ter utilizado uma ferramenta imprópria, não se protegeu. Neste caso, o contratante não exigiu nem fiscalizou as condições de trabalho.

Empresas sérias sabem que, em casos desse tipo, os EPIs (equipamentos de proteção individual) são indispensáveis.

A Soul Ambiente realiza serviços especializados em Segurança do Trabalho

Em Campinas e região você pode contar com a Soul Ambiente para realizar diversos serviços de Segurança do Trabalho. Dentre eles, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, o Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT, o Laudo Ergonômico do Trabalho, os Laudos de Insalubridade e de Periculosidade, treinamentos das Normas Regulamentadoras, entre outros serviços que garantem as obrigações legais da empresa, além do bem estar e a saúde do trabalhador.
Entre com contato conosco em caso de dúvidas ou solicitação de orçamentos!

Deixe uma resposta