Desenvolvimento Sustentável: Como aplicar na sua empresa

O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.

Em um ranking de eficiência energética que envolve as 16 maiores economias do mundo e é liderado pela Alemanha, o Brasil encontra-se em 15º lugar. O estudo, publicado pelo Conselho Americano por uma Economia com mais Eficiência Energética (ACEEE), declara que um país que faz uso de menos energia para chegar em um mesmo resultado, ou até superá-lo, diminui custos e reduz a poluição, gerando uma economia mais competitiva. Já parou para pensar se a sua empresa está desperdiçando tempo, dinheiro e saúde dos investidores e colaboradores? 

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento define como sustentável o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das próximas gerações. 

A organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) realizou um relatório que chama muita atenção: na América Latina e no Caribe se jogam fora mais alimentos do que o bastante para alimentar 47 milhões de pessoas que ainda sofrem de fome na região.  

6 dicas para mudar os costumes da sua empresa 

O desenvolvimento sustentável em seus negócios começa do mais simples: 

– Abra as janelas e aproveite a ventilação e a luz natural da natureza 

– Desligue os ar-condicionado meia hora antes do fim do expediente, e na hora do almoço. Quando ligar, feche as portas. 

– Desenvolva a política de manter na geladeira apenas alimentos em boa condição. Além disso, ela não deve ficar próxima de lugares quentes, como fogão ou janelas onde bate sol. 

– Evite deixar seu notebook passar a noite carregando. Dê a carga necessária e retire-os da tomada. 

– Desligue acessórios do computador como impressora e scanner s não estão em uso. 

– Opte por equipamentos mais eficientes: escolha aparelhos com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, ou identificados com o Selo Procel da Eletrobrás. 

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro    

Confira novidades em nosso Facebook  

Deixe uma resposta