Meio Ambiente e Sustentabilidade na sua empresa

O meio ambiente e sustentabilidade andam juntos, e com a sustentabilidade conseguimos ajudar a preservar o meio ambiente. Se o seu intuito é tornar a sua empresa sustentável ambientalmente, uma série de práticas devem ser adotadas para que seu crescimento econômico e as questões ambientais sejam conciliadas 

Separamos 8 práticas ambientais a serem seguidas para que a empresa seja considerada ambientalmente sustentável. 

1- Respeito às leis ambientais 

Desde a fase de implantação de novos empreendimentos, as leis ambientais devem ser respeitadas, a partir dos processos de licenciamento ambiental adequados para cada um dos tipos de empreendimentos, e deve ser mantido na fase de operação, por meio da gestão ambiental. 

2- Uso racional de energia elétrica 

O uso de equipamentos mais eficientes e a mudança de fonte de energia, como a adoção de painéis solares, são práticas que podem gerar ganhos ambientais, economia para a empresa e, principalmente, contribuição para o uso racional de energia. 

3- Uso moderado de água 

Normalmente esquecemos que a água é um recurso valioso e finito, então é necessário diminuirmos a pressão sobre o mesmo. Podemos alcançar o uso racional da água a partir do tratamento e reaproveitamento da água utilizada e pela captação da água da chuva. 

4- Reciclagem 

 A reciclagem é um fator essencial para a aplicação da sustentabilidade dentro de uma empresa, permitindo reduzir o consumo de matérias-primas, o uso de energia e a poluição do ar e da água. Ajuda a reduzir também a quantidade de lixo e seus depósitos, e assim, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa. Deve-se adotar a separação de resíduos para a coleta seletiva ou implementar seu próprio processo de reciclagem interna. 

5- Uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis para a confecção de embalagens dos produtos 

Contribui para a geração de valor dos produtos recicláveis. O uso de produtos biodegradáveis faz com que, quando descartados erroneamente pelos usuários finais, sejam degradados mais rapidamente no ambiente. 

6- Controle da poluição atmosférica 

Essa prática pode ser adotada pela utilização de filtros que retém os poluentes emitidos nas diferentes fases da implementação e produção industrial. 

7- Descarte adequado de resíduos  

Os resíduos das atividades empresariais, seja produção ou instalação, devem ser descartados adequadamente, de acordo com a legislação ambiental em suas diferentes esferas. Com isso, evita-se a poluição de nossos recursos hídricos, do solo e do ar. 

8- Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente 

Para que haja sustentabilidade dentro da empresa, todos da equipe precisa estar a par do que fazer e do que tem de ser feito, por isso a educação ambiental exerce um importante papel na conscientização das pessoas sobre formas sustentáveis de lidar com o planeta.  

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro     

Confira novidades em nosso Facebook.    

 

 

Deixe uma resposta