Educação Ambiental: Você sabe o que é?

Educação Ambiental: Você sabe o que é?

Entenda o que é e porque é tão importante para a humanidade.

Educação ambiental deve ser fazer parte educação de todo ser humano moderno. Deve formar pessoas preocupadas com os problemas ambientais, para que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

Deve se entender as funções e aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos que tem relação com a preservação do meio ambiente. Portanto, falar sobre Educação Ambiental é falar sobre educação acrescentando uma nova dimensão: a dimensão ambiental. Contextualizada e adaptada à realidade atual, vinculada aos temas ambientais e globais.

Os problemas causados pelo crescimento populacional, urbanização, industrialização, desmatamento, erosão, poluição atmosférica, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, dentre outros, obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental.

O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção. Muitos países já possuem leis que regulamentam a educação ambiental. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) foi proposta em 27 de abril de 1999, pela Lei nº 9 795. Essa lei, em seu Art. 2.º afirma:

“A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”

Aquele que pratica a educação ambiental no âmbito de ensino é conhecido como “educador ambiental” e não precisa, necessariamente, ser um professor. Por ser uma área interdisciplinar pode e deve estar presente nos espaços formais e não formais. Qualquer indivíduo da sociedade pode se tornar um educador ambiental desde que desenvolva um trabalho nessa área.

Faça parte do Movimento de Preservação do Meio Ambiente, uma campanha mundial que quer ajudar a salvar o planeta. Faça sua parte e ensine as pessoas a colaborarem.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados ao meio ambiente? Acompanhe nosso blog e fique por dentro. Confira nossas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta