Conheça as principais medidas de segurança do trabalho

segurança do trabalho

Conheça as principais medidas de segurança do trabalho

Conheça agora as medidas de segurança do trabalho e veja se sua empresa está de acordo com elas.

Toda empresa precisa obrigatoriamente seguir algumas normas estabelecidas, chamadas de “segurança do trabalho”. Elas garantem a segurança do funcionário e também, do empregador. Listamos as principais medidas que devem ser tomadas, porém ainda tem muitas outras especificas para cada setor. São elas:

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs). Eles são divididos em duas categorias:

EPIs: são materiais de uso pessoal exclusivo (botas, sapatos, luvas, aventais, óculos, capacetes e protetor auricular).

EPCs: são equipamentos de uso comum a todos que transitam no local de trabalho (cones, correntes de segurança, sirenes, alarmes, sistemas de ventilação e exaustores).

É essencial promover e incentivar o uso correto desses materiais: além da exigência da legislação, eles são muito importantes para garantir a saúde e a integridade dos profissionais.

Alertar os riscos e suas formas de prevenção

Os colaboradores devem saber dos riscos aos quais estão sujeitos nas tarefas que forem executar. Essas informações podem ser dadas tanto por meio de capacitações e treinamentos regulares, como também por medidas de prevenção e orientações para procedimentos necessários em casos de emergência.

Organizar o ambiente com sinalização e instruções claras

Os equipamentos e máquinas devem ter instruções de operação, como manuais POP (Procedimento Operacional Padrão). Riscos precisam ser apontados com placas — como explosões, corrosões, choques e queda de materiais.

Definir sistemas de comunicação rápidos

Utilizar técnicas de comunicação rápida é fundamental para reagir em momentos inesperados. Com elas, é possível transmitir uma mensagem a toda à equipe quando for necessário evacuar rapidamente um local em risco ou retirar trabalhadores feridos.

Cumprir as atribuições da CIPA

A CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um time formado por colaboradores e um representante entre os profissionais de segurança do trabalho. Toda empresa com mais de 20 funcionários deve ter essa comissão, independentemente do nível de risco que seu segmento represente.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à segurança e meio ambiente? Acompanhe nosso blog Soul News e fique por dentro! Ou então, acesse nosso Facebook.

Deixe uma resposta